sexta-feira, 12 de março de 2010

Novo trabalho experimental


Infelizmente, não temos obtido muitos resultados na nossa experiência relacionada com a reprodução dos guppies. As fêmeas não têm tido ninhadas com tanta frequência como estávamos à espera e consequentemente não conseguimos tirar conclusões do número de alevinos nascidos.
Para tentar remediar esta escassez de resultados, em grupo, decidimos iniciar uma nova experiencia, relacionada com a inicial, que consiste em determinar se a temperatura e a alimentação podem promover ou pelo contrário atrasar o crescimento de alevinos.
Nesta segunda vertente do nosso trabalho, que agora descrevo, colocámos 10 alevinos em cada um de três aquários (todos os alevinos são da mesma ninhada, logo, com aproximadamente o mesmo tamanho e peso). Num dos aquários não regulamos a temperatura (água à temperatura ambiente) e a alimentação é diária (situação controlo); noutro aquário mantém-se a temperatura ambiente, mas os peixes são alimentados duas vezes por dia (variável independente em estudo é a alimentação); e no último aquário a temperatura é mantida entre os 25 e os 28ºC e os peixes são alimentados uma vez por dia (variável independente em estudo é a temperatura).
Para no final podermos concluir se a alimentação e a temperatura beneficiam/minimizam o crescimento dos alevinos, semanalmente, tiramos fotografias aos três aquários e de duas em duas semanas pesamos os guppies (este registo de dados será actualizado regularmente no blogue de grupo).

Sem comentários:

Enviar um comentário