domingo, 21 de março de 2010

terça-feira, 16 de março de 2010

Relatório do 2ºPerído grupo

Na realização do relatório do 2ºPeríodo em grupo fui responsável pela descrição da nossa nova experiência e do registo de dados que fazemos:
" Temos num aquário dez alevinos à temperatura ambiente (sem regulação de temperatura) e com alimentação diária (situação controlo – aquário 3); noutro aquário, com o mesmo número de alevinos, mantém-se a temperatura ambiente, mas os peixes são alimentados duas vezes por dia (variável em estudo é a alimentação – aquário 2); num terceiro aquário a alimentação é apenas diária, mas a temperatura é mantida entre os 25 e os 28ºC (variável em estudo é a temperatura – aquário 1).
Para além das TPA’s (trocas parciais de água) e de todos os cuidados a ter com os aquários realizamos também uma pesagem de duas em duas semanas e um registo fotográfico semanalmente, isto para testarmos as variáveis e obtermos resultados."

sábado, 13 de março de 2010

Relatório da visita à empresa de aquacultura

Na distribuição de tarefas para a realização do relatório acerca da visita à empresa "Aqualvor" fiquei encarregue da descrição da zona de nutrição, das patologias e todas as experiências que estavam a decorrer nestas áreas:

Dirigimo-nos à área de nutrição, onde se realizavam testes para testar a qualidade das novas rações, através da observação do crescimento dos peixes.
Fig.7 – área de nutrição
Passamos pela zona de reparação dos equipamentos, onde um funcionário estava a desenvolver novas redes de captura mais eficazes, para irmos à área das patologias, onde estavam a decorrer duas experiências.
Fig. 8

A primeira tem como objectivo estudar a acção do cloro em diferentes concentrações para combater uma doença.

Fig.9 –1ª experiência a decorrer
O objectivo da outra experiência é averiguar a possibilidade da utilização de algumas espécies de gastrópodes para limpar os sedimentos de possíveis parasitas.

Fig.10 – 2ª experiência a decorrer
Paralelamente decorre a identificação das condições necessárias para a reprodução do Pepino do Mar que constitui uma óptima solução para eliminar microrganismos dos solos dos tanques.

Fig.11- Pepino do Mar

sexta-feira, 12 de março de 2010

Novo trabalho experimental


Infelizmente, não temos obtido muitos resultados na nossa experiência relacionada com a reprodução dos guppies. As fêmeas não têm tido ninhadas com tanta frequência como estávamos à espera e consequentemente não conseguimos tirar conclusões do número de alevinos nascidos.
Para tentar remediar esta escassez de resultados, em grupo, decidimos iniciar uma nova experiencia, relacionada com a inicial, que consiste em determinar se a temperatura e a alimentação podem promover ou pelo contrário atrasar o crescimento de alevinos.
Nesta segunda vertente do nosso trabalho, que agora descrevo, colocámos 10 alevinos em cada um de três aquários (todos os alevinos são da mesma ninhada, logo, com aproximadamente o mesmo tamanho e peso). Num dos aquários não regulamos a temperatura (água à temperatura ambiente) e a alimentação é diária (situação controlo); noutro aquário mantém-se a temperatura ambiente, mas os peixes são alimentados duas vezes por dia (variável independente em estudo é a alimentação); e no último aquário a temperatura é mantida entre os 25 e os 28ºC e os peixes são alimentados uma vez por dia (variável independente em estudo é a temperatura).
Para no final podermos concluir se a alimentação e a temperatura beneficiam/minimizam o crescimento dos alevinos, semanalmente, tiramos fotografias aos três aquários e de duas em duas semanas pesamos os guppies (este registo de dados será actualizado regularmente no blogue de grupo).